quarta-feira, 26 de março de 2014

O banho em Bulldog Francês




  
O banho do Bulldog Francês tem algumas particularidades que proprietários dessas lindas criaturas devem ficar atentos.


1ª duvida:

Dar o Banho em casa ou em um Pet Shop?

Em casa, sempre!!!
Pessoal, não há a menor necessidade de levar seu francesinho ao pet shop.. O banho dele pode ser dado perfeitamente em casa, no chuveiro, essa tarefa não levará mais que 20 min e é super fácil. Pra quê expor ele ao stress de ter que ir ao pet? Pois pode acreditar, pra ele será estressante. Será muito melhor que ele tome o banho em casa, onde receberá todo carinho e amor nessa hora.

2ª duvida:

Qual a frequência desses banhos?

Uma coisa muito bacana nos frenchies é que eles não tem cheiro de cachorro... Não é incrível!? Além de dóceis e amorosos, essas criaturinhas fofas não tem cheiro de cachorro, são super cheirosinhos... Portanto, não há necessidade de dar banho semanalmente como acontece com as outras raças, dar banho de 20 em 20 dias é mais que suficiente.. Alias, é recomendado esse tempo, pois os frenchies tem predisposição a problemas de pele, e banhos semanais tiram a proteção da pele.

Para auxiliar na limpeza vc pode estar fazendo uma escovação semanal, para retirada de pelos mortos.

3ª duvida:

O que vou precisar pra dar o banho do meu frenchie em casa?

  • Shampoo ou sabonete (não há necessidade de condicionador)
  • Toalha
  • Escova
  • Algodão ortopédico (que não absorve água)
  • Secador

Obs: Escolha shampoo específico para cães com pele sensível, a base de aveia ou hipoalergênicos... Muitas pessoas tbm tem usado o sabonete Dove, que deixa a pele hidratada e tem um cheiro bom... Uma boa opção que recomendo também é o sabonete Protex, que além de antibacteriano, deixa a pele hidratada

4ª duvida:

Quais os cuidados que preciso tomar na hora do banho?

1º - Os ouvidos:
            Antes de iniciar o banho, você deve colocar o algodão nos dois ouvidos do seu frenchie para não entrar água lá dentro e não se esqueça de tira-los no final. Eu geralmente tiro depois que já o sequei todo, pois o barulho do secador incomoda bastante eles, então gosto de tirar o algodão no final do processo e já aproveito pra limpar e secar bem o ouvido deles.

2º - Temperatura da água:
            Nada de banhos quentes!!!.. Banhos quentes podem causar hipertermia.
            A água deve sempre estar de morna pra quase fria, e no verão de quase fria pra fria.

3º - Cuidado com a face:
            Devido ao seu focinho achatado, deve-se tomar muito cuidado ao enxaguar sua face. Abaixe a cabeça dele pra água escorrer com mais facilidade e sempre coloque a mão fazendo um bloqueio pra água não ir direto no nariz, pois ele pode inalar essa água causando até mesmo asficxia.
           
4º - Dobrinhas:
            Lave as dobrinhas com os dedos, sem esfregar muito pra evitar irritação. O       principal é secar bem as dobrinhas do bulldog, tem que ter certeza que estão bem sequinhas mesmo. Algumas pessoas usam talco para bebê para absorver a             umidade, outras usam pomada pra assadura, mas é importante antes de escolher             uma opção assim, consultar um veterinário e ver se há necessidade.

5ª - Rabinho:
            É preciso lavar bem essa região, pois o bulldog tem o rabinho bem rente as nádegas, o que pode causar desde assaduras até problemas mais graves.
            Terminado o banho, seque muito bem essa região, e passe um pouquinho de hipoglós, pois essa é uma região que tem um risco maior para irritações, assaduras e feridas.

6º - Dentes:
            Aproveite o banho pra escovar os dentes do seu frenchie.



Obrigado por participarem do blog, pela leitura e respeito ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado.

            

15 comentários:

  1. Gostaria de saber como colocar o algodão corretamente pq assim que coloquei ele sacudiu a cabeça e o algodão saiu :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatá , você conseguiu resolver esse problema ??

      Pois esta acontecendo com o meu , rsrsrs"

      Me ajuda e desde já agradeço !

      Beijoss

      Excluir
    2. Bom pessoal, meu filhote é do Canil Bec, eu nunca coloco algodão no ouvido kk colocava mas ele sempre tirava, evito de jogar muita água na cabeça dele, e sempre que vai água em excesso ele balança a cabeça, é muito importante não impedir que ele faça isso, pois é dessa maneira que ele vai tirar a água naturalmente que entrou no ouvido. Banhos são fenômenos que não acontecem toda semana na natureza, ou seja, se ele fosse selvagem não teria algodão e nem banho toda semana, eu escovo ele toda semana com 1/4 de vinagre em 3/4 de água, e depois seco e faço um banho a seco pra ficar cheiroso, pode usar uma linha de talcos de bebê anti alérgico que tá tudo certo!

      Excluir
  2. Olá, dei um banho no meu frenchie com shampoo de bebê Johnson, mas no dia seguinte ele já estava bem fedorento. Isso tem dois dias, aí comprei um shampoo próprio pra cão. Gostaria de saber quando posso dar banho novamente agora com o shampoo correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loayanne, o minimo sugerido é a cada 15 dias ou 20 dias. Você deve pensar que estou louco né? Seu frenchie vai ficar igual um peixe HAHA, mas temos opções que substituem banhos, e banho em excesso é péssimo para o cebo natural deles, e ajuda na dermatite, faça como eu.

      Escove o seu frenchie toda semana, tirar os pelos mortos;
      Substitua o banho semanal por um escovação a base de: 3/4 de água com 1/4 de vinagre (ele retira elementos químicos do pelo), e seque ele com toalha evite o uso do secador, quando eu faço isso o Charlie corre e senta no sol pra terminar de secar.
      Logo após essa escovação do de vinagre você pode usar algum talco para bebês anti alérgico.
      No banho quinzenal dele, também seco com a toalha mas em dias frios eu uso o secador mais morno. Evite os olhos.

      Excluir
  3. pois o barulho do secador incomoda bastante eles, então gosto de tirar o algodão no final do processo e já aproveito pra limpar e secar bem o ouvido deles. microbully

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta algum treino positivo com ele.

      Coloca ele na sala, seta ele na sua frente e da um petisco bem gostoso (se possível natural), ligue o secador e deixa do lado dele, e dê outro petisco, acarinhando e elogiando ele, dessa forma ele perde um pouco o desconforto do secador. Acredite ajuda muito.

      Excluir
  4. Genteeeee, ganhei meu BF ele tem 4meses e falta a última vacina, eu posso dar banho nele ? Me ajudem gente quero que meu bebe passa a virada cheiroso haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayna, o minimo sugerido é a cada 15 dias ou 20 dias. Você deve pensar que estou louco né? Seu frenchie vai ficar igual um peixe HAHA, mas temos opções que substituem banhos, e banho em excesso é péssimo para o cebo natural deles, e ajuda na dermatite, faça como eu.

      Escove o seu frenchie toda semana, tirar os pelos mortos;
      Substitua o banho semanal por um escovação a base de: 3/4 de água com 1/4 de vinagre (ele retira elementos químicos do pelo), e seque ele com toalha evite o uso do secador, quando eu faço isso o Charlie corre e senta no sol pra terminar de secar.
      Logo após essa escovação do de vinagre você pode usar algum talco para bebês anti alérgico.
      No banho quinzenal dele, também seco com a toalha mas em dias frios eu uso o secador mais morno. Evite os olhos.


      Aproveite essa última vacina e já o coloque pra socializar com outros cães, pois é nesse período de ouro para o cão socializar.

      Excluir
  5. Adorei as dicas, o meu chegou ontem, nasceu dia 30/01/17 gostaria de saber se posso dar banho nele, pois ele ainda não tomou nenhum desde que nasceu e me disseram para não dar ainda, mas ele esta com cheirinho ruim, talvez pelo contato com outros e com os pais desde que nasceu...

    ResponderExcluir
  6. Meu cãozinho Mini-bulldog francês fez 4 meses anteontem. E falta só uma vacina para completar. Quando eu posso dar um banho nele??

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, a dos algodões ortopédicos foi muito boa.
    Vou passar as dicas para minha amiga dona do Frank que é praticamente um lord franês.
    Para mais informações sobre a raça achei esse site

    ResponderExcluir
  8. Eu moro em apt. O meu buldogue francês tem cinco meses e um cheiro de cachorro pois pisa no xixi. Gostaria de saber se posso dar banho qd precisar duas vezes por semana.

    ResponderExcluir
  9. Alef nao entendi essa solucao do vinagre.é vinagre comum? Ou d alcool?
    Qdo diz escovar,devo ter uma escova propria? Onde adquirir e como é.
    E depois de seco uso talco é isso?

    ResponderExcluir